domingo, 7 de agosto de 2011

FESTIVAL DA CANÇÃO DO COLÉGIO DR. LUIZ ROGÉRIO DE SOUZA

CONVITE
Convidamos os alunos do nosso colégio participarem do terceiro Festival da Canção Estudantil, FACE. Inscrições abertas na secretaria do Estabelecimento.

Campeia em toda parte, nos lares como nos jornais, nas sociedades artísticas como nas escolas, no povaréu das ruas como no povinho dos concertos, na política como na politicagem, a mais completa ignorância da cultura musical, e em vez de buscarem na música as elevações estéticas e sociais da arte, só buscam a sensualidade dum malabarismo virtuosístico.
(Mário de Andrade, 1939).

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil, que demarca um tempo novo na história da educação baiana. O FACE é um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, na expectativa de promover a participação e o envolvimento de todos os estudantes da rede estadual da educação, no processo de criação das canções e de realização de festivais em suas distintas fases, ou seja, festivais nas escolas, regionais e estadual.

Essa proposta de realização do FACE relaciona-se a razões variadas de natureza educativa, artística e sociocultural. Por um lado, ao entendimento da necessidade de nova configuração da escola, de modo que contemple o direito a uma escola pública de qualidade e inclusiva, a partir de princípios e eixos que relacionam a educação à diversidade social e à cultura. Por outro, pelo reconhecimento da dimensão da legalidade, que institui leis que impõem a educação musical no currículo escolar.

Uma das razões que fundamentam as bases desse projeto diz respeito à necessidade de dar continuidade às práticas educativas relativas ao desenvolvimento da arte e, em especial, a música, no currículo escolar, pois embora as leis nacionais orientem para o desenvolvimento de ações e práticas culturais no universo escolar, a Bahia ainda continua “carente” de políticas dessa natureza, necessitando “vestir a camisa” da Arte e assumir a tarefa da construção de práticas efetivas, orientadas para as linguagens artísticas e culturais nos ambientes escolares.

Esta prática cultural constitui-se como ponto de partida para o desenvolvimento das linguagens artísticas no currículo escolar da atual gestão, que entende a Arte como eixo estruturante do processo educativo e educacional.

É na perspectiva de construção de projetos que se configure como modelo capaz de gerar estímulo e impacto no desenvolvimento de políticas culturais para a juventude estudantil e para o currículo escolar, em especial, que a Secretaria da Educação propõe realizar o FACE. O intuito é fomentar o desenvolvimento da Arte no currículo escolar, uma vez que a escola consiste em uma das mais significativas instituições para a juventude, representando o espaço de sonhos, da obtenção do conhecimento e da formação do ser em toda a sua plenitude; na formação do estudante e na consolidação desse ambiente de festividade, de entretenimento e de prazer, tornando significativo e prazeroso o cotidiano escolar e o lugar da manifestação de sentimentos e de valores humanizantes.

PARA DETALHES ACESSE O SITE DO FESTIVAL AQUI]

Nenhum comentário:

Postar um comentário